Como rastrear um celular sem GPS: veja como fazer e se proteja
Desligar o GPS pode parecer o suficiente, mas não é, veja como rastrear um celular sem GPS e aprenda como se proteger em casos assim.
Veja como rastrear um celular sem GPS e aprenda como se proteger caso alguém tente descobrir a sua localização em tempo real.
Essa é uma informação que pode te ajudar de duas formas, a primeira é se proteger caso alguém tente te localizar e a outra é localizar um aparelho perdido ou roubado.
Em ambas as situações, mesmo com o GPS do smartphone desligado é possível obter a sua localização em tempo real utilizando outros artifícios.
Como rastrear um celular sem GPS: veja como fazer e se proteja
Sempre é bom lembrar que embora o rastreio seja silencioso existem alguns indícios que podem ajudar a descobrir se você está sem monitorado.
Como o rastreio em tempo real exige conexão e processamento ativo o celular pode apresentar os seguintes indícios:
- Bateria acabando mais rápido que o habitual
- Smartphone esquentando mais que o habitual
- Atividades não executados pelo usuário, mas agendadas no smartphone
- Aplicativos nunca instalados ou ícones na gaveta de aplicativos
Torres de operadoras
Mesmo com o GPS desligado o aparelho celular precisa se conectar com as torres das operadoras para se manter ativo e funcional.
A partir do momento que um aparelho se conecta a uma torre ou ainda transita entre as torres é possível determinar sua posição aproximada.
Esse método combina a conexão do smartphone com pelo menos 3 torres para determinar a área e o seu posicionamento dentro deste perímetro, por isso também é conhecido por triangulação de antenas.
Wi-fi públicas
É comum que locais com grande tráfego de pessoas ofereçam redes wi-fi públicas, por isso é comum que shoppings, parques, praças, aeroportos e restaurantes tenham esse tipo de serviço.
Quando seu aparelho se conecta a uma rede dessas informações sobre ele são gravadas pelo provedor de acesso.
Por isso é possível determinar o local que seu aparelho esteve (ou ainda está) com base no uso de redes de wi-fi públicas.
StingRays
Este é um método de rastreio que exige recursos de vigilancia ativa, geralmente utilizados por serviços de polícia e governo.
Um StingRay basicamente é um aparelho que engana o celular fazendo-o se conectar a ele acreditando ser uma rede de telefonia celular.
Esse tipo de rastreamento funciona detectando e registrando o endereço MAC (Media Access Control) exclusivo do smartphone.
Uma vez conectado é possível determinar sua localização e até mesmo interceptar dados e perfil de utilização.
Via Bluetooth
Embora parece inofensivo deixar o Bluetooth sempre ativo no smartphone, além de consumir mais bateria, pode facilitar para que alguém localize sua posição.
Um bom exemplo de rastreamento por Bluetooth é quando lojistas usam beacons para monitorar o comportamento do cliente em seu estabelecimento para poder enviar anúncios direcionados para o seu celular.
Lembrando que o Bluetooth tem alcance limitado e por isso seu raio de atuação é restrito.
Spywares
Por fim, é possível rastrear sua localização utilizando um spyware, porém para que este método funcione é preciso que o proprietário do celular primeiro faça a instalação do mesmo.
Geralmente um spyware vem disfarçado (ou junto) de um aplicativo legítimo.
Uma vez instalado, além de revelar a sua localização é possível espionar toda a utilização do aparelho, inclusive roubando dados confidenciais ou ainda enviando mensagens falsas.
Existem ferramentas especializadas na remoção deste e de outros tipos de malwares em smaprthones.