Como proteger o WhatsApp de roubos e fraudes de conta
O golpe que mais ocorre precisa ser evitado a todo custo, vamos mostrar como proteger o WhatsApp de roubos e fraudes de contas.
Vamos ensinar como proteger o WhatsApp de roubos e fraudes em contas de usuários.
A autenticação em dois fatores ajuda a proteger sua conta, porém ainda assim é possível que um invasor consiga controlar sua conta.
Isso ocorre principalmente porque o usuário poderá repassar códigos de ativação e outras informações que poderão garantir acesso por um terceiro.
Mas vamos explicar como se proteger e garantir mais segurança a sua conta do WhatsApp.
Como proteger o WhatsApp de roubos e fraudes de conta: o detalhes
Se você ativou a autenticação de dois fatores no WhatsApp e um invasor tiver acesso ao código enviado por SMS ele irá conseguir desconectar seu telefone, mas não conseguirá ativar sua conta no smartphone dele por não possuir o PIN.
Assim, mesmo que você perder o acesso a sua conta do WhatsApp o invasor não irá conseguir utiliza-la para aplicar golpes.
Mas é possível que o mecanismo de autenticação de dois fatores seja quebrado.
Veja as situações que um invasor poderá obter acesso integral a sua conta do WhatsApp mesmo com a autenticação de dois fatores.
Via e-mail
Caso o invasor tenha conseguido obter acesso ao seu e-mail é possível desta forma redefinir a confirmação de duas etapas.
E desta forma obter acesso integral a sua conta.
Assim é fundamental manter sua conta de e-mail segura e livre de fraudes para manter seu WhatsApp sempre seguro.
Transferir a linha de chip
Em várias situações criminosos conseguem transferir a sua linha telefônica para um outro chip.
Assim o WhatsApp poderá ser transferido para outro celular e ainda de quebra o criminoso irá conseguir obter o SMS com o código de ativação.
Com a autenticação de dois fatores o WhatsApp será desconectado porque o criminoso não conseguirá validar todo o processo, porém depois de 7 dias de bloqueio o WhatsApp poderá enfim ser ativado no novo telefone sem a autenticação de 2 fatores.
Desta forma, se o chip da sua linha deixar de funcionar acione imediatamente sua conta para bloquear qualquer acesso que não for o seu.
Não repasse informações a ninguém
Da mesma forma que um criminoso consegue aplicar um golpe solicitando o código de ativação via SMS ele também poderá tentar obter o PIN.
Por isso nunca informe o código enviado para o seu SMS e nem o seu PIN de autenticação.
Também é importante que o seu PIN seja difícil de ser adivinhado, pois em determinados golpes o criminoso poderá tentar “adivinhar” o seu PIN.
Cuidado com a versão WEB
É preciso ter muito cuidado ao utilizar a versão web do WhatsApp.
Embora ela ajude bastante no dia a dia, se você esquecer sua conta liberada em um computador qualquer pessoa que tiver acesso a este computador também terá acesso a sua conta.
Este cenário piora quando logamos o WhatsApp em um computador publico e depois esquecemos de desconectar, geralmente somente fechamos o navegador.
Porém, isso não é o suficiente, assim que o navegador for aberto novamente e o WhatsApp Web for aberto sua conta estará ativa novamente.
É preciso ir nas configurações do aplicativo, no seu smartphone, e então desconectar o computador, assim sua conta estará de fato protegida.