Como proteger o WhatsApp de roubos e fraudes de conta

O golpe que mais ocorre precisa ser evitado a todo custo, vamos mostrar como proteger o WhatsApp de roubos e fraudes de contas.

Como proteger o WhatsApp de roubos e fraudes de conta
Como proteger o WhatsApp de roubos e fraudes de conta

Vamos ensinar como proteger o WhatsApp de roubos e fraudes em contas de usuários.

A autenticação em dois fatores ajuda a proteger sua conta, porém ainda assim é possível que um invasor consiga controlar sua conta.

Isso ocorre principalmente porque o usuário poderá repassar códigos de ativação e outras informações que poderão garantir acesso por um terceiro.

Mas vamos explicar como se proteger e garantir mais segurança a sua conta do WhatsApp.

Como proteger o WhatsApp de roubos e fraudes de conta: o detalhes

Se você ativou a autenticação de dois fatores no WhatsApp e um invasor tiver acesso ao código enviado por SMS ele irá conseguir desconectar seu telefone, mas não conseguirá ativar sua conta no smartphone dele por não possuir o PIN.

Assim, mesmo que você perder o acesso a sua conta do WhatsApp o invasor não irá conseguir utiliza-la para aplicar golpes.

Mas é possível que o mecanismo de autenticação de dois fatores seja quebrado.

Veja as situações que um invasor poderá obter acesso integral a sua conta do WhatsApp mesmo com a autenticação de dois fatores.

Via e-mail

Caso o invasor tenha conseguido obter acesso ao seu e-mail é possível desta forma redefinir a confirmação de duas etapas.

E desta forma obter acesso integral a sua conta.

Assim é fundamental manter sua conta de e-mail segura e livre de fraudes para manter seu WhatsApp sempre seguro.

Transferir a linha de chip

Em várias situações criminosos conseguem transferir a sua linha telefônica para um outro chip.

Assim o WhatsApp poderá ser transferido para outro celular e ainda de quebra o criminoso irá conseguir obter o SMS com o código de ativação.

Com a autenticação de dois fatores o WhatsApp será desconectado porque o criminoso não conseguirá validar todo o processo, porém depois de 7 dias de bloqueio o WhatsApp poderá enfim ser ativado no novo telefone sem a autenticação de 2 fatores.

Desta forma, se o chip da sua linha deixar de funcionar acione imediatamente sua conta para bloquear qualquer acesso que não for o seu.

Não repasse informações a ninguém

Da mesma forma que um criminoso consegue aplicar um golpe solicitando o código de ativação via SMS ele também poderá tentar obter o PIN.

Por isso nunca informe o código enviado para o seu SMS e nem o seu PIN de autenticação.

Também é importante que o seu PIN seja difícil de ser adivinhado, pois em determinados golpes o criminoso poderá tentar “adivinhar” o seu PIN.

Cuidado com a versão WEB

É preciso ter muito cuidado ao utilizar a versão web do WhatsApp.

Embora ela ajude bastante no dia a dia, se você esquecer sua conta liberada em um computador qualquer pessoa que tiver acesso a este computador também terá acesso a sua conta.

Este cenário piora quando logamos o WhatsApp em um computador publico e depois esquecemos de desconectar, geralmente somente fechamos o navegador.

Porém, isso não é o suficiente, assim que o navegador for aberto novamente e o WhatsApp Web for aberto sua conta estará ativa novamente.

É preciso ir nas configurações do aplicativo, no seu smartphone, e então desconectar o computador, assim sua conta estará de fato protegida.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

fevereiro 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

Categorias