Como funciona o golpe da mão fantasma e como evita-lo
Todo cuidado é pouco, veja como funciona o golpe da mão fantasma e como se proteger e evitar transferencias indevidas para estranhos.
Entenda como funciona o golpe da mão fantasma e evite transferencias indevidas da sua conta bancária.
Por mais inocente que possa parecer e por mais que aparamente o atendente da central do banco possa parecer querer lhe ajudar é preciso tomar cuidado.
Evitando repassar dados sensíveis e privados e nunca instalar nada que lhe for enviado.
Como funciona o golpe da mão fantasma: entenda como funciona
Esse novo tipo de golpe é bem orquestrado e se baseia na falta de conhecimento da vítima e na boa apresentação do golpista.
Munidos de gravações simulando uma central telefônica bancária os golpistas entram em contato com a vítima alegando que a conta bancária da mesma foi invadida.
Utilizando bom português e informações da própria vítima para repassar credibilidade informam que será necessário instalar um aplicativo para que o problema seja solucionado.
Então um link é enviado para a vítima contendo um malware.
Se a vitima instalar, o golpista terá acesso remoto e irá vasculhar o celular da vítima a procura de aplicativos bancários.
Buscando também as senhas salvas os golpistas conseguem então as credenciais de acesso da vítima para suas aplicações bancárias.
Com o acesso garantido fica fácil realizar transferencia, pagamento de boletos e até mesmo solicitação de empréstimos em nome vítima.
Como se proteger?
Cuidados básicos simples podem te proteger deste e de outros golpes, veja a lista:
- Nunca instale aplicativo ou forneça dados para alguém que te ligou, bancos e outras empresas nunca ligam solicitando seus dados ou enviando aplicativos
- Troque suas senhas periodicamente
- Sempre que possível ative o segundo fator em seus serviços e senhas
- Sempre desconfie que ligações e mensagens que receber, por mais real que pareça sempre confirme a origem
- Em caso de já ter caído em algum golpe informe a polícia imediatamente