Como funciona o 5G: conheça tudo sobre a nova rede de celular

Como funciona o 5G: conheça tudo sobre a nova rede de celular

Você sabe como funciona o 5G e porque ele tem tantas vantagens em relação ao 4G? Vamos explicar tudo sobre essa tecnologia de dados móveis.

Como funciona o 5G: conheça tudo sobre a nova rede de celular
Como funciona o 5G: conheça tudo sobre a nova rede de celular

Se você ainda não sabe como funciona o 5G vamos explicar tudo sobre essa nova tecnologia para dados móveis.

Além de mais velocidade para transmissão de dados e menor latência de resposta o 5G vem trazendo outras vantagens em relação ao 4G.

Com a primeira especificação publicada em 2017 ela desembarcou no Brasil em 2020 com a liberação da rede 5G DSS (espectro compartilhado) pela Claro.

Foi somente a partir de julho de 2022 que as primeiras redes 5G de 3,5 GHz foram ativadas por Claro, TIM e Vivo.

Como funciona o 5G: conheça tudo sobre a nova rede de celular

A rede 5G funciona por meio de estações rádio-base, que emitem ondas de rádio que permitem a conexão sem fio de dispositivos compatíveis.

As antenas destinadas a rede 5G podem ser instaladas nas mesmas torres já utilizadas para as antenas de redes 4G.

As antenas podem se comunicar com o núcleo de rede via fibra ótica, satélite ou ainda radiofrequências, dependendo da necessidade e localização da antena.

Principais recursos da rede 5G

Dentre os recursos das redes 5G podemos destacar o seguinte:

  • eMBB (Enhanced Mobile Broadband): maior largura de banda disponível, com velocidades de download maiores que 1 Gb/s
  • URLLC (Ultra-Reliable Low Latency Communications): garante menor latência na conexão com os dispositivos e maior confiabilidade da rede para casos de usos sensíveis a atrasos
  • mMTC (Massive Machine Type Communications): suporte a grande quantidades de dispositivos de Internet das Coisas com consumo de energia reduzido
  • Network Slicing: permite dividir o 5G em várias sub-redes

As vantagens práticas de uma rede 5G

A velocidade

Embora o 5G possa superar a marca de 1 Gb/s, as operadoras Claro, TIM e Vivo estabelecem em seus contratos a velocidade de download nominal de 10 Mb/s.

Em um levantamento realizado pela Ookla, no Brasil, a velocidade de download foi de 446,9 Mb/s e upload de 33,6 Mb/s.

Faixas de frequência do 5G no Brasil

O Brasil opera principalmente na frequência de 3,5 GHz (banda n78).
No entanto, Claro, TIM e Vivo também possuem antenas 5G nas faixas de frequência de 700 MHz (n28), 1.800 MHz (n3), 2.100 MHz (n1), 2.300 MHz (n40) e 2.600 MHz (n7).

As melhores faixas para operação do 5G são 3,5 GHz (n78) e 2,3 GHz (n40), por se tratarem frequências que não utilizadas antes do leilão da Anatel.

Embora tenham alcance menor que as frequências mais baixas, por estarem livres de uso permitem velocidades maiores.

A latência do 5G

O 5G promete latência a partir de 1 ms, no entanto, esse valor é referente apenas para a comunicação entre o dispositivo e a torre, podendo o atraso ser maior para conexão à servidores da internet.

A baixa latência permite uma comunicação mais “lisa” e sem lags, sendo apreciada para o consumo de streaming e operação remota de aparelhos médicos.

Tipos de rede 5G

Existe 3 tipos de redes 5G, sendo:

  • 5G Standalone (SA): é considerado 5G puro, pois possui frequência dedicada e núcleo de rede independente de tecnologias anteriores
  • 5G Non-Standalone (NSA): é considerado 5G puro, pois possui frequência dedicada, porém irá compartilhar o mesmo núcleo de rede da tecnologia 4G
  • 5G DSS: este tipo utiliza frequências compartilhadas com tecnologias anteriores
As vantagens do 5G
  • Velocidade: velocidade de conexão muito superior se comparado a redes 4G
  • Latência: baixo delay de resposta a requisições
  • Indústria: graças as tecnologias Slicing e mMTC que permitem um número muito maior de dispositivos simultâneos é muito utilizada na indústria
  • Frequências altas: além de funcionar em frequências Sub-6 GHz, também pode ser utilizado em ondas milimétricas (mmWave), como, por exemplo, a faixa de 28 GHz.
As desvantagens do 5G
  • Cobertura: ainda em fase inicial de instalação, o 5G ainda é restrito a grandes centros no Brasil e a adoção em todo o território irá demorar
  • Alcance: por preferir a frequência de 3,5 GHz a penetração do spectro é menor se comparada a frequências menores, como no 4G
  • Custos de viabilidade: a implantação de redes 5G ainda demandam de um alto custo, principalmente decorrente da aquisição de equipamentos

Como utilizar o 5G no Brasil?

Basta possuir um smartphone com suporte a redes 5G e estar na área de cobertura desta rede e pronto, já estará utilizando o 5G.

As operadoras não exigem planos especiais e nem fazem distinção entre as redes, por isso, se você estiver utilizando o 4G também terá acesso ao 5G se estiver na área de cobertura.

Também não é necessário a compra de outro Sim Card (chip).

Não existe custo maior para utilizar a rede 5G, porém em testes ao utilizar redes 5G o seu smartphone irá consumir aproximadamente 8% mais energia, ou seja, sua bateria irá esgotar mais rápido.

matrix