Como deixar seu HD mais rápido no Windows

Você acha que o seu computador está lento? Veja aqui como deixar seu HD mais rápido no Windows e melhore a performance do seu computador.

[ad#texto]

Memória, motherboard, GPU e CPU evoluíram muito, principalmente nos últimos anos e com isso o gargalo na performance do seu computador, independente dele ser um notebook ou desktop, é o HD – também conhecido como disco rígido – isso devido ao fato dele ser eletromecânico então vamos mostrar como deixar seu HD mais rápido no Windows.

Como deixar seu HD mais rápido no Windows
Como deixar seu HD mais rápido no Windows

Esta dica vai funcionar tanto no Windows 7 como no Windows 8 e deverá ser seguida cuidadosamente, pois iremos alterar o registro do Windows e a BIOS do seu computador.

Nota: embora tenhamos executados esta dica e testes diversas vezes não nos responsabilizamos por danos ao seu equipamento ou arquivos. Faça sempre backup.

Vamos lá:

  1. Acione as telas Windows + R e digite regedit para acessar o editor de registros;
  2. Vá até a seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\storahci;
  3. Modifique o valor do item ErrorControl para 0 (zero);
  4. No item storahci localize a pasta StartOverride e localize a chave 0 e altere o valor que deverá ser 3 pra 0;
  5. Reinicie o seu computador e acesse a BIOS, geralmente pressionando F2 ou F10;
  6. Acesse a opção da controladora SATA e caso o valor estiver como IDE altere para AHCI;
  7. Salve as alterações e reinicie o computador novamente.

Neste primeiro BOOT poderá ocorrer um pouco de lentidão e ao iniciar é provável que o Windows instale automaticamente os drivers necessários para que o seu HD funcione no modo AHCI.

Agora que você já sabe como como deixar seu HD mais rápido no Windows vamos explicar alguns detalhes e o motivo do seu HD ficar mais rápido com esta dica.

Deixando o seu HD no modo IDE na BIOS fará que o seu HD SATA funcione como um antigo HD paralelo que é uma tecnologia anterior ao SATA, chamado de PATA e consequentemente mais lenta no processo de escrita e leitura.

Deixando em AHCI o seu HD irá realmente trabalhar com todos os recursos disponíveis na tecnologia SATA, principalmente o recursos chamado NCQ, resumindo, com o AHCI será possível alterar a fila de execuções das requisições do HD e isso fará com que as operações de escrita e leitura sejam otimizadas.

Agora que você já sabe como deixar seu HD mais rápido no Windows pode ser que aquela compra de um SSD possa esperar mais um pouco, já que estes discos são muito caros e tem espaço de armazenamento reduzido.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias