Como aumentar sua privacidade ao utilizar a internet

Como aumentar sua privacidade ao utilizar a internet

Vamos mostrar como aumentar sua privacidade ao utilizar a internet com ações simples que podem garantir mais segurança para seus dados.

Como aumentar sua privacidade ao utilizar a internet
Como aumentar sua privacidade ao utilizar a internet

Com o grande volume de informações que temos aumentar a segurança é fundamental, por isso vamos mostrar como aumentar sua privacidade ao utilizar a internet.

Além de problemas referentes a sua identidade on-line o vazamento de dados privados podem resultar em golpes financeiros contra as vítimas de vazamento de dados.

Lembrando que nem sempre o problema se resume a vazamento de dados, em várias casos o problema se inicia na captura de dados sem a anuência do usuário.

Como aumentar sua privacidade ao utilizar a internet

Vale lembrar que a privacidade e a guarda de dados pessoais é fundamental para manter segurança sobre suas transações online.

Além dos problemas de vazamento de dados existem sites que coletam dados desnecessários e sem a devida ciência do usuário visitante.

Embora a LGPD exista para coibir e punir esses casos ainda é complexo para o usuário comum entender e comprovar esses casos.

A seguir vamos listar algumas ações simples para melhorar a sua privacidade e proteger seus dados.

Modo anônimo

Embora não seja uma proteção completa o modo anônimo evita que sites coletem dados ou ainda que identifique o usuário via cache de utilização anterior.

Além disso o modo anônimo também evita que o próprio browser armazene os locais navegados.

Utilizar VPN

Em conjunto com o modo anônimo irá ajudar a ocultar seus rastros de navegação e com isso proteger seus dados contra coleta dos sites que visita.

Além disso é possível mascarar a sua origem real de navegação e evitar que dados de geolocalização sejam coletados.

Limite a coleta de dados

Atualmente todos os browsers possuem políticas de coleta de informações que podem ser configuradas de acordo com a sua necessidade.

Limitar a coleta e guarda de cookies é um bom modo de impor mais restrição quanto aos dados coletados.

Cuidado com downloads

Evite realizar downloads de sites pouco conhecidos ou ainda de procedência duvidosa, afinal o aplicativo baixado pode se tornar a porta de entrada para algum malware.

Mais cuidado ainda com sites que tenta iniciar automaticamente o download, sem a ação manual do usuário.

Nesses casos a chance de ser um malware disfarçado é muito maior.

Não acredite em todas as mensagens

Seja recebida por e-mail, WhatsApp ou ainda SMS, sempre desconfie de mensagens recebidas de remetentes desconhecidos.

Principalmente se o teor for ameaçador ou ainda se fazer passar por alguma instituição financeira ou da própria justiça.

Geralmente essas instituições não utilizam esses canais para tratar de assuntos privados e de interesse de seus clientes.

E nunca clique em links recebidos em mensagens se não tiver 100% de certa da origem e de confiar plenamente no remetente.

Cuidado ao escolher suas senhas

Ao criar uma senha sempre utilize uma senha complexa contendo caracteres especiais, números e misture letras maiusculas e minusculas.

Também não é recomendado utilizar a mesma senha em todos os serviços, isso evita que um vazamento comprometa todos os seus acessos.

E quando possível ative a autenticação de dois fatores para aumentar ainda mais a segurança da sua conta.

Aplicativos de segurança

Por fim, se não se sentir seguro ou não tiver conhecimento suficiente para fazer a gestão da sua própria segurança experimente ferramentas de segurança.

Existem diversos tipos de ferramentas que irão lhe ajudar a evitar problemas de segurança no mercado.

Sejam elas gratuitas ou licenciadas o importante é estar sempre em alerta e preparado para manter seus dados em segurança.

matrix