Clone do MacOS: vai executar até binários originais da Apple
Já conhece o clone do MacOS que vai executar até mesmo binários da Apple? Então acompanhe este novo sistema que promete ser uma boa opção.
Muito melhor do que um Hackintosh, este clone do MacOS promete executar até mesmo binários da Apple.
Embora ainda recente, as primeiras versões Beta do sistema já podem ser instaladas em um computador qualquer.
Por ser software livre seu uso é obviamente livre para todos, resta saber como a Apple irá reagir caso o projeto decole de fato e consiga muitos adeptos.
Clone do MacOS: vai executar até binários originais da Apple, veja os detalhes
O nome do projeto é AiryxOS e a sua finalidade é bem simples: ser um clone do MacOS e quando falamos em clone é clone mesmo, terá até a capacidade de executar aplicativos DMG (nativos do MacOS).
Obviamente serão arquivos DMG compilados para processadores Intel, já que os processadores Apple M1 são exclusivos e temos neste caso uma limitação de hardware.
O ambiente ainda tem poucas animações, mas pelas customizações do KDE já implementadas nota-se a forte inspiração na interface do MacOS.
Sai Linux e entra FreeBSD
Como a maioria esmagadora de projetos livres de sistemas operacionais utilizam o Linux pode soar estranho, mas este projeto utiliza FreeBSD.
A resposta é bem simples, o FreeBSD é mais “compatível” com o MacOS e portanto torna-se mais fácil atingir o objetivo de executar aplicações nativas.
E ainda levamos em conta que para esta execução não serão necessárias camadas de abstração e tradução de comandos, tudo será o mais nativo possível.
Como isso é possível?
O MacOS utiliza o projeto livre Darwin inclui kernel, drivers e outros componentes e quem tem sua origem do BSD.
Desta forma torna-se bem viável utilizar a mesma arquitetura para a implementação do clone.
E não foi escolhido diretamente o Darwin para o projeto porque o FreeBSD possui maior compatibilidade de hardware e drivers mais estáveis e performáticos.
Levando em conta que para este clone ser instalado em “qualquer computador” isso será fundamental.
Quem quiser acompanhar ou se arriscar a instalar o sistema basta ir no site do projeto e baixar a imagem de instalação.