Chrome OS ainda vive, mais ou menos

[ad#texto]

O sistema operacional do Google, chamado de Chrome OS causou muito hype na Internet meses atrás, depois subitamente sumiu, ninguém mais fala dele, alguns até dizem que ele foi um protótipo do próprio Android que faz sucesso nos smartphones e tablets, deixando assim de existir.

Porém ele não morreu, pelo menos por enquanto, foi localizado dentro do Google Code um port do Chrome OS com o nome código de Daisy e a principal novidade é a alteração da plataforma x86 para ARM.

Utilizando para testes um recém-lançado processador da Samsung dual-core de 2Ghz, aproveitando que processadores da plataforma ARM já conseguem entregar performance muito próxima dos processadores da plataforma x86 e com a vantagem de consumirem menos energia, é meio que óbvio que com o tempo os sistemas operacionais irão migrar para a plataforma ARM, vide o caso da Microsoft com o port do Windows 8 para a plataforma ARM, junto com softwares aplicativos e quem sabe um dia processadores x86 sejam peça de museu.

Em tempo, o Chrome OS para x86 é distribuído apenas em notebooks chamados chromebooks, as vendas são mínimas, ficando em outro em apenas 5 mil unidades, quanto que o Android batia as 600 mil ativações, apenas a título de comparação. Existe, porém um rumor que a Sony está preparando o lançamento para este semestre de um chromebook junto com uma agressiva campanha de marketing, quem sabe agora o Chrome OS engrena.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias