China falsifica processadores Intel de vários modelos
Um questionamento que vem desde os anos 90 parece ser realidade agora, a China falsifica processadores Intel de vários modelos diferentes.
Mais um golpe vem se tornando muito comum, a China falsifica processadores Intel de vários modelos.
Os casos de falsificação procedem do chamado mercado cinza, que na verdade são integradores genéricos que montam computadores de forma “avulsa”.
A fim de baratear custos parece que partiram para a utilização de processadores falsificados.
China falsifica processadores Intel: como ocorre
Ao que tudo indica processadores mais básicos, como o Pentium Gold G5400, ou até mesmo modelos fora de linha como Intel Celeron D 336 e Intel Core 2 Duo.
Em geral estes processadores recebem um adesivo na parte superior para esconder sua verdadeira origem (vide foto) ou ainda toda a capsula de metal superior é substituida.
Os processadores Core i7-8700K e Core i9-9900K são os mais visados para falsificação.
A diferença de performance entre um Celeron D e um Core i7 é gritante, o consumidor que adquirir um computador assim irá perceber rapidamente.
Basicamente a falsificação foi distribuida para consumidores da China, Reino Unido e Espanha.
Este computadores são vendidos pela Amazon e Aliexpress, todos por sistema de marketplace, de fornecedores desconhecidos no mercado.
Conforme a falsificação avança as técnicas utilizadas melhoram e mais e mais modelos de processadores acabam sendo falsificados.
E a Intel?
A Intel em pronunciamento afirmou que não irá reembolsar os consumidores vítimas da falsificação, até mesmo para evitar que o reembolso seja utilizado para outros tipos de golpe.
Para evitar este tipo de situação a Intel recomenda que as compras sejam realizadas somente de revendedores autorizados e homologados, sempre tomando cuidado com preços muito abaixo da média.
Nenhuma ação para coibir este tipo de falsificação foi efetuada.