Chamando um script PHP a partir da página com JQuery

[ad#texto]
Imagine a seguinte necessidade, você tem um formulário HTML, e conforme o usuário vai preenchendo os dados é preciso alterar os dados dos campos seguintes desse mesmo formulário.

Essa tarefa pode ser realizada, utilizando somente PHP, porém será necessário alguns reloads no formulário que pode irritar algum usuário mais exigente e ainda teremos que criar uma série de controles para isso.

Qual a solução então?

Podemos utilizar JQuery para isso.

Como vimos nas máscaras utilizar JQuery além de simples pode deixar sua aplicação Web muito mais elegante e funcional, vamos ao exemplo.

Supondo que eu queira retornar o campo rua (que contém o nome da rua) após consultar o CEP informado pelo usuário. Começaremos pelo script HTML que gera o formulário Web. Vamos criar um div e colocar em seu id a string “retorno”.

<input type="text" name="cep" id="cep" value="<?php echo $cep; ?>" size="10" maxlength="10"  />
<input type="button" name="cCep" id="cCep"  value="Procurar" onclick="javascript:return chCEP(2, document.novoCliente.cep)"/>
 
<div id="retorno"></div>

No exemplo acima podemos observar que o botão “Procurar” dispara uma função JavaScript, o conteúdo dessa função é o seguinte:

function chPage(acao, campo){
 jQuery(function($){
  $("#retorno").load("buscaCep.php", {acao: acao, cep: campo.value} );
 });
}

Viram o pulo do gato nessa função?

Ela dispara o script PHP buscaCep.php passando duas variáveis via POST, a primeira é a variável acao e a outra cep.

Essas duas variáveis servem para que o script PHP execute uma consulta a um banco de dados qualquer e retorne HTML puro, ou seja, o seu retorno seria:

<input name="rua" id="rua" value="Rua pesquisada" />

E essa parte da função JavaScript – $(“#retorno”) – serve para indicar em qual objeto do formulário o HTML de retorno será inserido.

Viram que interessante, de uma página HTML que é na verdade um formulário HTML eu chamo e executo um script PHP e consigo inserir em tempo de execução o HTML retornado do script PHP sem a necessidade de reload em todo o formulário.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias