Canonical continua alterando tudo no ecossistema do Ubuntu
[ad#texto]
Já falei das profundas alterações na experiência de uso da interface do novo Ubuntu e agora a Canonical começa a alterar políticas que mantém o ecossistema do Ubuntu.
Havia alguns meses vários usuários já se questionavam sobre o elevado custo para a Canonical em manter o programa de envio de CD´s gratuitos do Ubuntu e agora a Canonical anuncia que o programa foi parcialmente desativado.
Lembro-me que no início do programa em 2004 o usuário podia se cadastrar e escolher o número de CD´s que queria receber e ainda se queria receber CD´s de instalação somente do Ubuntu ou do Kubuntu, por fim ainda este ano o usuário podia somente escolher entre receber 1 ou 2 CD´s.
A Canonical alega que o custo para manter o programa o tornou inviável, e realmente essa deve ser a realidade, pois no início existia a necessidade crucial de divulgação e devemos concordar que um punhado de gente espalhada pelo mundo com diversos CD´s de instalação é uma ótima forma de boca-a-boca.
O método utilizado pela Canonical funcionou, mas agora mediante o tamanho que o projeto do Ubuntu o custo se torna proibitivo e o retorno sobre este investimento já não é mais tão interessante.
Para quem gosta de CD´s ainda é possível utilizar a loja o Ubuntu para comprar (é bem barato) os CD´s de instalação ou baixar o instalador gravar você mesmo em um CD ou ainda em um pendrive e realizar a instalação.
Notaram que no começo do post eu disse que o programa foi parcialmente desativado? Isso mesmo, o programa de envio continua ativo para as LoCos (comunidades locais da Canonical/Ubuntu) que agora tem a tarefa de divulgação aumentada já que serão elas que farão o papel de distribuir os CD´s que antes eram solicitados via site diretamente para a Canonical. O programa também continua enviando CD´s para parceiros estratégicos.
Desde quando a Internet banda larga caiu de preço que eu não solicito mais CD´s para a Canonical, é tudo via download mesmo, mais prático e rápido. A decisão de restringir o envio e aproveitar este custo em outros tipos de investimentos foi uma ótima ideia.