Canonical continua alterando tudo no ecossistema do Ubuntu

[ad#texto]
Já falei das profundas alterações na experiência de uso da interface do novo Ubuntu e agora a Canonical começa a alterar políticas que mantém o ecossistema do Ubuntu.

Havia alguns meses vários usuários já se questionavam sobre o elevado custo para a Canonical em manter o programa de envio de CD´s gratuitos do Ubuntu e agora a Canonical anuncia que o programa foi parcialmente desativado.

Lembro-me que no início do programa em 2004 o usuário podia se cadastrar e escolher o número de CD´s que queria receber e ainda se queria receber CD´s de instalação somente do Ubuntu ou do Kubuntu, por fim ainda este ano o usuário podia somente escolher entre receber 1 ou 2 CD´s.

A Canonical alega que o custo para manter o programa o tornou inviável, e realmente essa deve ser a realidade, pois no início existia a necessidade crucial de divulgação e devemos concordar que um punhado de gente espalhada pelo mundo com diversos CD´s de instalação é uma ótima forma de boca-a-boca.

O método utilizado pela Canonical funcionou, mas agora mediante o tamanho que o projeto do Ubuntu o custo se torna proibitivo e o retorno sobre este investimento já não é mais tão interessante.

Para quem gosta de CD´s ainda é possível utilizar a loja o Ubuntu para comprar (é bem barato) os CD´s de instalação ou baixar o instalador gravar você mesmo em um CD ou ainda em um pendrive e realizar a instalação.

Notaram que no começo do post eu disse que o programa foi parcialmente desativado? Isso mesmo, o programa de envio continua ativo para as LoCos (comunidades locais da Canonical/Ubuntu) que agora tem a tarefa de divulgação aumentada já que serão elas que farão o papel de distribuir os CD´s que antes eram solicitados via site diretamente para a Canonical. O programa também continua enviando CD´s para parceiros estratégicos.

Desde quando a Internet banda larga caiu de preço que eu não solicito mais CD´s para a Canonical, é tudo via download mesmo, mais prático e rápido. A decisão de restringir o envio e aproveitar este custo em outros tipos de investimentos foi uma ótima ideia.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias