Bugs, bugs, bugs


O Oracle Forms & Reports são ferramentas que auxiliam e automatizam muito o processo de desenvolvimento de software, a produtividade é alta embora se o software a ser desenvolvido sair do básico (manipulação de dados) e precisar de recursos mais refinados como manipulação de hardware, leitura serial, manipulação de arquivos, etc o negócio vai se complicar.

Mas o ponto fundamental é que existem bugs que realmente tiram o sono dos desenvolvedores e além de bizarros não tem a mínima lógica, alguns deles são:

  • Forms e/ou Reports fecham abruptamente;
  • Reports não responde quando é acionado a partir do Forms com a passagem de vários parâmetros;
  • Reports emite os mais diversos erros quando é acionado a partir do Forms com a passagem de um único parâmetro;
  • Reports não responde quando gerado a partir de um Form de parâmetros;
  • Forms congela a instância no banco de dados;
  • Forms transforma uma view em highlander (nem o DBA do banco conseguiu matar o processo da view chamada pelo Forms, foi preciso um restart no servidor 6 meses depois para finalizar o seu processamento);

Quase todos os erros acima tem um similaridade: a passagem de parâmetros entre os produtos da Oracle. Isso realmente se tornou um ponto fraco.

Mas como resolver tudo isso? Chamo um padre exorcista? Um pai de santo? O Shrek?

A única solução que funciona apesar de não ter a mínima lógica é ficar recompilando até cansar. É isso mesmo, tanto dentro do Forms Builder como dentro do Reports Builder fique pressionando simultaneamente as teclas CRTL + Shit + K repetidas vezes, isso irá efetuar um compilação do seu produto Oracle.

Faça isso até cansar, afunde o teclado e mostre que quem manda é o desenvolvedor, isso sempre resolve embora que em mais de 3 anos desenvolvendo com Forms & Reports eu não tenha conseguido entender a lógica de tudo isso.

Tags:
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias