Brasil na Cyber Guerra

[ad#texto]

Com edital publicado no Diário Oficial no dia 27/12/2012 ficou definido que finalmente o Brasil terá um braço das Forças Armadas destinado a Cyber Guerra, diretamente subordinado ao Ministério da Defesa.

Já não era sem tempo, desde que as revoltas na Internet tomaram corpo no decorrer dos anos de 2011 e 2012 ficou evidente que países estavam totalmente reféns da tecnologia, seja para simples comunicação ou seja para efetivar seu plano de defesa bélica de fato e não estamos falando apenas no Brasil ou de países em desenvolvimento, potências como Rússia, EUA e China também sofreram com ataques e sistemas inteiros desativados, afinal quem não se lembro do grupo hacker brasileiro que estava utilizando os satélites da NASA?

A tecnologia está aí para ajudar os preparados e para sucumbir os despreparados, não há como fugir, somente encarar os fatos.

No caso do Brasil um grupo de engenheiros militares e civis irão cuidar da implantação desse novo departamento das Forças Armadas, e como de costume não existe data nem valores divulgados, muito menos mais informações como local e modus operanti, afinal estamos falando de um órgão governamental de contraespionagem e de defesa, vital para qualquer exército, é lógico que rumores e sigilo serão palavras chave.

O foco principal é treinar e capacitar pessoal para atuarem na Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, protegendo sistemas vitais como o energético, financeiro, telefonia e outros, e acima de tudo, preparar para que em caso de um ataque bem sucedido uma contra medida eficaz e bem organizada tome corpo e o dano seja minimizado.

Até parece que já estou vendo, militares reclamando do sucateamento dos equipamentos militares, militantes da paz dizendo que o Brasil e o Mundo precisam de comida e não de armas, vários brasileiros dizendo que é só mais uma forma de desviar verba, militantes da paz armada falando que deveriam comprar bombas e bombardear os grupos hackers, mas ninguém vai querer analisar os fatos e probabilidades para ao menos tentar entender o problema e como será a melhor forma de lidar com ele.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias