Bitcoins: roubos e falhas de segurança

[ad#texto]

Os Bitcoins são a última moda entre os entusiastas de tecnologia, principalmente aqueles mais antenados nos eventos de internet, afinal a moeda virtual estava em constante evolução e a sua cotação subia dia após dia e mantinha um nível de ganho muito acima de outros investimentos tradicionais do mercado financeiro.

Bitcoins
Bitcoins

Os Bitcoins além de muito rentáveis pareciam ser muito seguros, afinal o mecanismo de criptografia e identificação era acertado e bem projeto, praticamente a prova de falhas de segurança, pelo menos até agora.

As falhas de segurança começaram então a aparecer, a primeira casa de cambio a sofrer com ataques foi a MtGox, onde aparentemente invasores conseguiram violar a segurança dos Bitcoins e aparentemente os invasores conseguiram transferir entre contas diversos Bitcoins causando um rombo de aproximadamente US$ 830 mil dólares.

Como não tinha como se manter a MtGox optou por fechar as portas e os usuários que tiveram seus Bitcoins roubados ficaram sem solução para o caso.

Em seguida foi a vez da casa de cambio Flexcoin que em falha de segurança semelhante (pelo menos ao que tudo indica) que teve aproximadamente US$ 600 mil dólares roubados e também encerrou as operações.

No caso da Flexcoin as contas afetadas foram as que estavam na hot wallet (que é acessível via internet) e o mais curioso é que o Flexcoin fez um post no Twitter falando dos seus serviços de armazenamento frio (sem acesso a internet) mediante uma taxa de 0,5%.

Mas os problemas não param por aí, a casa de cambio Poloniex teve 12,3% de seus fundos roubados, mas se comprometeu a restaurar as perdas dos clientes afetados.

O pior é que por não ser filiado a nenhuma entidade financeira central fica impossível rastrear e recuperar os Bitcoins roubados ou ainda desfazer as operações realizadas.

Realmente fica aí um grande desafio para a equipe que matem o Bitcoin, descobrir uma forma de impedir estes tipos de roubos.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

novembro 2020
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Categorias