Bateria que carrega em cinco minutos já é uma realidade
Um grande desafio da indústria atual são as baterias dos nosso gadgets, agora surgiu uma bateria que carrega em cinco minutos.
Ter uma bateria com maior capacidade de carga é um fator limitante, então uma startup resolveu seguir um caminho diferente e acabou por desenvolver uma tecnologia de bateria que carrega em cinco minutos.
Ou seja, mesmo com carregadores “turbo” que encontramos atualmente, esta nova tecnologia promete uma carga completa(0% até 100%) em apenas 5 minutos.
Se esta tecnologia realmente for funcional será uma grande revolução.
Pois irá poupar longas horas de tomada, melhorando o conceito de “mobilidade” de nossos gadgets.
Bateria que carrega em cinco minutos: conhecendo a tecnologia
Neste conceito não se trata de uma nova bateria, teremos a mesma tecnologia de íons de lítio, porém o que muda é que sai o grafite e entram em cena nanomateriais, que irão permitir maior resistência e fluxo de energia, permitindo assim que a carga ocorra de maneira mais rápida.
Os nanomateriais irão também fornecer proteção contra superaquecimento, de longe o maior risco de explosão e incêndios.
Estes nanomateriais podem ser materiais inorgânicos, como por exemplo o silício ou ainda um polímero rico em lítio que atuaria como um aglutinante.
Bateria que carrega em cinco minutos: a bateria em si
A autonomia da bateria (capacidade de carga) permanece a mesma.
A durabilidade também, algo em torno de 400 a 500 ciclos são o suficiente para que a mesma passe a suportar menos carga e desta forma de deixar na mão cada vez mais rápido.
Assim, a autonomia do seu smartphone ainda vai depender muito mais da forma como ele consome energia do que da bateria em si.
Bateria que carrega em cinco minutos: o custo
Por ainda não ter escala industrial a produção dos nanomateriais apresenta um custo elevado encarecendo a sua aplicação em baterias.
Temos também o fator da amortização do projeto.
Caso esta tecnologia seja empregada em larga escala é provável que o custo caia pela metade e enfim teremos assim baterias carregando em 5 minutos em escala industrial para qualquer gadget.