Atualização Lumia Cyan para Windows Phone disponível
Depois de meses de espera a Microsoft anuncia a liberação da atualização Lumia Cyan, que irá trazer várias novidades úteis para o Windows Phone.
[ad#texto]
Notícias sobre o Windows Phone estão meio lentas, ultimamente os holofotes se concentram no Android L e um pouco no iOS, mas finalmente a atualização anunciada em abril começa a ser liberada.
A atualização Lumia Cyan para Windows Phone vai ser liberada de forma gradativa e a principio somente os smartphones Lumia 630 e 930 teriam esta opção, mas é de se esperar que toda a linha seja atualizada até o final do ano.
Na verdade a atualização Lumia Cyan trás alguns recursos ao Windows Phone que já estão presentes a tempos tanto no Android como no iOS, ou seja, não são na sua maioria recursos novos, é apenas uma forma de correr atrás do prejuízo e equiparar o Windows Phone as outras plataformas mobile dominantes no mercado.
As principais novidades são:
- Coluna adicional: na home agora é possível adicionar mais uma coluna de tiles, além de mais configurações de tamanho;
- Central de notificações: finalmente o Windows Phone terá uma central de notificações, o que irá facilitar para o usuário na visualização de tarefas e respostas;
- Assistente de voz: chamada de Cortana o assistente de voz funcionará somente em inglês (pelo menos a princípio) e é equivalente ao Google Now e a Siri (iOS);
- Teclado WordFlow: não tem muito o que falar, a Microsoft implementou o recurso de escrever escorregando o dedo entre as teclas;
- Tiles transparentes: para quem quer uma imagem de fundo, eu achei que fica confuso, mas gosto é gosto;
- Recursos exclusivos Lumia: são melhorias nos apps exclusivos para Lumia, que somente funcionam no hardware da Nokia, como por exemplo o app Camera, possibilidade de armazenar apps em cartões de memória e mais algumas coisas menores.
Enfim, a atualização Lumia Cyan vai dar condições para que o Windows Phone bata de frente com iOS e Android no que diz respeito aos recursos da plataforma, os problemas de falta de suporte e apps no ecossistema (principal entrave do Windows Phone) ainda continua e a Microsoft não conseguiu uma formula para tratar este problema.