Apps do MacOS roubando dados do usuário
Pode parecer teoria da conspiração, mas apps do MacOS roubando dados do usuário é uma triste realidade que foi descoberta por um pesquisador de segurança.
Apps do MacOS roubando dados do usuário foram descobertos pelo pesquisador Patrick Wardle, em um cenário que a privacidade é o tema chave no meio tecnológico é um duro golpe.
Os Apps envolvidos neste roubo de dados após a coleta enviam os dados para servidores externos.
A partir deste ponto é uma incógnita qual o destino ou uso destes dados.
Por hora a Apple ainda não se manifestou referente ao caso, porém, a Trend Micro já assumiu o erro e está em processo de correção destes problemas apontados.
Apps do MacOS roubando dados do usuário: o caso da Trend Micro
Vários Apps apresentavam o problema da coleta de dados, mas o caso da Trend Micro é emblemático.
Os Apps Dr. Cleaner, Dr. Cleaner Pro, Dr. Antivirus, Dr. Unarchiver, Dr. Battery e Duplicate Finder são todos ligados a Trend Micro, que é uma empresa de segurança, por excelência, e todos eles estavam coletando dados de seus usuários e encaminhando para servidores externos.
Dentre os dados coletados estavam históricos de navegação de datas anteriores a instalação do referido App.
Em resumo, eram verdadeiros espiões disfarçados.
Apps do MacOS roubando dados do usuário: a correção da Trend Micro
A Trend Micro reconheceu a coleta de dados e alegou que era realizada, antes mesmo da instalação, para avaliar se o usuário havia sido exposto a alguma ameaça digital.
Também alegou que a coleta de dados está explicada no contrato no momento da instação (aquele documento enorme que ninguém lê).
Embora a denúncia afirmasse que os dados eram enviados para a China a Trend Micro garantiu que os dados coletados eram enviados para servidores da AWS nos Estados Unidos.
De qualquer forma a coleta de dados foi interrompida e todos os dados já coletados foram excluídos do servidor.
Por segurança procurem evitar apps duvidosos e também os da Trend Micro.