Antivírus gratuito é bom de fato

[ad#texto]

Como falamos agora a pouco sobre o péssimo resultado do Microsoft Security Essentials no teste EV-TEST vamos continuar a falar sobre soluções antivírus.

Alguns profissionais, notadamente administradores de rede que geralmente se veem a frente de diversos tipos de vírus na sua rede, estão alegando que as soluções antivírus gratuitas não são boas e que algumas vezes tem brechas e falhas de segurança intencionais para que forcem a compra de suas versões pagas.

Este é um critério totalmente errado. Já que a principal alegação é de cunho comercial (falhar para forçar a venda) vamos pensar pela mesma lógica comercial.

Praticamente todos os antivírus gratuitos possuem uma versão paga com mais recursos (anote a frase “mais recursos”, ela será importante mais a frente), então porque eu compraria um produto antivírus se eu testei a versão gratuita dele que falhou? Não tem lógica, eu compraria a solução de segurança do concorrente.

O que ocorre é que geralmente a solução antivírus paga tem outros recursos como firewall ou antimalware e se transforma em uma suíte de segurança, daí a percepção de que a versão gratuita é falha, quando na verdade a engine de análise e detecção e análise heurísticas são exatamente os mesmos (até porque seria inviável eu manter duas equipes de desenvolvimento para manter engines diferentes).

Se eu analisar somente estes quesitos tanto a versão paga quanto a gratuita terão os mesmos resultados, o que ocorre para incentivar a venda do produto pago é que ele é acrescido de mais recursos, assim ele irá oferecer outros níveis de segurança que um antivírus por si só nunca conseguiria oferecer.

Por isso esta alegação de que antivírus gratuitos são falhos é totalmente equivocada.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias