Android no Windows será banido: do sucesso ao fracasso

Android no Windows será banido: do sucesso ao fracasso

O que parecia um ótimo recurso naufragou e o Android no Windows será banido mostrando que boas idéias também podem fracassar.

Android no Windows será banido: do sucesso ao fracasso
Android no Windows será banido: do sucesso ao fracasso

Pouca gente se lembra, mas o recurso foi bem comentado na época e devido a pouca utilização o Android no Windows será banido em 2025.

Para quem não se lembra é um recurso lançado em 2021 que, em teoria, iria permitir que aplicativos Android fossem executados no Windows.

Algo similar ao que o Wine faz com aplicativos Windows no Linux, só que desta vez de forma oficial direto da própria Microsoft.

Android no Windows será banido: do sucesso ao fracasso

A partir de 5 de março de 2025 não será mais possível pesquisar aplicativos Android na Windows Store e a Amazon Appstore para o Windows também será descontinuada.

Quem já tiver aplicativos Android instalados poderá continuar utilizando seus aplicativos, porém é provável que não recebam mais atualização.

Se alguém não se lembra, quando foi liberado em 2021, o subsistema para Android (WSA) chamou a atenção pela sua proposta: executar nativamente APPs para Android no seu computador com Windows.

Porém atualmente praticamente ninguém mais comenta (ou utiliza) o WSA, apesar dele ter sido atualizado para o Android 13 recentemente.

Mas o que deu errado?

A ideia é realmente boa, pense em executar seus aplicativos Android preferidos no conforto de um computador? Seria uma ótima integração.

Porém diversos dissabores minaram a aderência da novidade pelos usuários do Windows.

O primeiro engasgo foi nos constantes problemas ao tentar executar um APP Android dentro do Windows, em muitos casos era uma sequência de erros intermináveis.

E realmente essa não é uma tarefa fácil, no ecossistema da Apple, um MacBook com processador Apple Silicon (padrão ARM) também apresenta diversos problemas ao tentar instalar e executar aplicativos do iOS no macOS.

E neste caso estamos falando de um ecossistema onde ambos os sistemas são da mesma empresa e o processador de ambos os equipamentos é do padrão ARM.

Imagine a complexidade de lidar com isso em um ambiente completamente heterogêneo, como o que encontramos no Windows.

Outro problema é que a Amazon Appstore não ajudou e suas opções sempre foram muito limitadas.

matrix