Android é inseguro, será mesmo?

[ad#texto]

Uma declaração de Sundar Pichai, que é VP Sênior para o Android, está causando um certo desconforto em todos os usuários de gadgets com Android: o Android é inseguro.

Android é inseguro. Será mesmo?
Android é inseguro. Será mesmo?

Ao pé da letra toda a declaração de Sundar Pichai diz o seguinte:

Não podemos garantir a segurança do Android, pois o sistema foi desenvolvido para ser livre. Quando as pessoas falam de 90% dos malwares mirando o sistema, há de se levar em conta o fato de que ele é o sistema mais popular do mundo. Se eu possuísse uma empresa dedicada a desenvolver malwares, eu também direcionaria meus ataques ao Android.

Realmente esta declaração de que o Android é inseguro faz sentido, afinal o foco principal nos primórdios do Android era ele ser open-source e isso custo caro quando falamos de segurança e soma-se a isso o fato de que o Android é o sistema mais utilizado no mundo e temos uma combinação perfeita para que criadores de malwares foquem totalmente na plataforma.

Mas não se desespere com o fato de que o Android é inseguro, basta seguir as mesmas regras de segurança básicas que a grande dos perigos serão evitados e é claro, já existem diversos tipos de antivírus para o Android e eles realmente funcionam (pelo menos a maioria deles).

Para os mais paranoicos, sabe as recentes notícias de espionagem e quebra de privacidade? Nada daquilo é culpa da alegada falta de segurança do Android, pode ficar tranquilo, você será espionado de qualquer maneira.

Se você tem algum amigo espertinho que é um adorador da maçã, é simples mostrar para ele que o iOS infelizmente sofre do mesmo mal que o Android.

Cabe agora o Google avaliar e comprovar até que ponto o Android é inseguro e até onde isso realmente afeta o usuário comum.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.