Android domina o mercado

[ad#texto]

Embora o mercado mobile já esteja saturado, o domínio do Android sobre os demais sistemas é evidente, em partes pela estratégia de pulverização que permite aparelhos para todas as faixas de preço e em partes pela evolução da plataforma, inclusive de seu ecossistema.

Mascote alusivo ao Android KitKat
Mascote alusivo ao Android KitKat

Em números para o ano de 2013 o Android figura em primeiro lugar com 78,9% da preferência dos usuários seguido pelo iOS com 15,5% e em terceiro lugar vem o Windows Phone com apenas 3,6%. Estes são as 3 grandes plataformas que dominam o segmento mobile atualmente.

Existe também uma parcela de 2% denominado outros onde figuram novidades como o Firefox OS e também sistemas que já foram referências no segmento como o BlackBerry e Symbian.

São números que não surpreendem em nada, afinal a estratégia do Google aliada a grandes fabricantes como Samsung e LG tem se mostrado muito mais eficaz e eficiente que a estratégia de fechamento praticada pela Apple.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.