Análises compradas

[ad#texto]

Com o crescimento do e-commerce um temor começou a tomar forma, seria mesmo aquele site (fornecedor de produtos) confiável o bastante? Seria o produto vendido tão bom quanto está sendo anunciado?

Então surgiu um formula muito simples, os próprios usuários (e em tese compradores e utilizadores de tais produtos/serviços) poderiam emitir suas impressões, positivas ou negativas, sobre a experiência de compra, pós-venda e uso do item. Surgiam assim sites especializados em receber e listar estes tipos de análises, como o Yelp e Trip Advisor, além de tudo hoje os próprios sites de e-commerce tem um espaço destinado a este tipo de comentário.

Mas todo sistema é falho, todo mesmo e neste caso o sistema foi usado contra o próprio sistema, empresas mal intencionadas começaram a pagar por análises positivas, iludindo assim os prováveis clientes. Surgia assim à era das análises compradas.

Eu já tinha notado tal movimentação, já cansei de ler análises que pareciam ter sido escritas por um computador ou análises muito semelhantes sobre produtos distintos espalhadas em diversos sites.

Agora acadêmicos dos EUA fizeram um estudo baseado em psicologia e utilizando algoritmos para rastrear estas mensagens e comprovaram que a tática realmente existe e é muito empregada, até mesmo por empresas que nem suspeitávamos.

De acordo com o estudo, as análises compradas têm algumas características em comum:

  • Estão em primeira pessoa;
  • Geralmente envolvem algum familiar na análise;
  • Utilizam nomes de hotéis ou cidades e se esquecem de descrever a experiência em si;
  • Utilizam advérbios para corroborar a compra do produto;
  • Utilizam pontos de exclamação em excesso.

Se você leu alguma análise e sentiu algo estranho, copie todo o texto e faça um busca no Google, se encontrar diversas análises semelhantes espalhadas pela Internet é um forte indício de ser uma análise comprada.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias