Adobe prioriza aprendizado do Flex
A Adobe após comprar a Macromedia passou a investir pesado em RIA, seja com o Flash ou com o Flex. Embora o Silverlight ainda não possa concorrer em termos de base instalada e base de desenvolvimento com o Flash que domina todo o mercado não podemos falar a mesma coisa do Flex.
Embora a tecnologia seja interessante a base de desenvolvedores ainda é pequena e a Adobe sabe que só irá deslanchar seu produto se a base de desenvolvedores for grande e sólida. Assim lançou um programa onde fornece IDE e demais apetrechos de forma gratuita para que profissionais da área aprendam a desenvolver utilizando o Flex para RIA.
A idéia é boa, porém o acordo proíbe enfaticamente que aplicações comerciais sejam produzidas. Deixa eu ver se entendi, você vai aprender um tecnologia sem base aplicada suficiente e precisará pagar (e bem caro) para ter o IDE e demais recursos para desenvolver aplicações comerciais?
Pelo que me consta existe uma ampla e consolidada base de servidores e empresas utilizando a plataforma Java (especialmente para a Web) e agora que foi lançado o JavaFX para atingir o mercado de RIA é extremamente simples para as empresas portarem seus servidores para utilizarem JavaFX, portanto o produto já nasce com base de uso.
Para quem já é desenvolvedor Java é muito simples estudar e desenvolver em JavaFX, o SDK (pacote de aplicações para desenvolver, compilar e distribuir JavaFX) é totalmente gratuito e existe uma gama enorme de IDE´s gratuitas e pagas se preferir para o processo de desenvolvimento que já suportam o JavaFX.
Realmente não entendo onde a Adobe quer chegar com um modelo de plataforma que remete a Microsoft.