Adicionar suporte WPA no Windows 8

O Windows 8 não possui suporte para WPA, veja aqui como adicionar suporte WPA no Windows 8 e se livre deste problema.

[ad#texto]

Vários usuários do Windows 8 já devem ter notado que não existe suporte para redes wireless que utilizem o protocolo WPA, somente existe compatibilidade com WPA2. Para usuários domésticos o problema é mínimo, porém para empresas o cenário é bem complicado, pois equipamentos legado podem funcionar somente sob WPA e dessa forma é inviável alterar a rede wireless para WPA2, a verdade é que o suporte a WPA existe no Windows 8 só que está escondido de nossos olhos de usuário, então vamos apresentar uma forma de adicionar suporte WPA no Windows 8.

Adicionar suporte a WPA no Windows 8
Adicionar suporte a WPA no Windows 8

Primeiro vamos entender o motivo da Microsoft para remover o suporte WPA no Windows 8, isso se deve ao fator segurança, pois o protocolo WPA é fraco em termos de segurança e atualmente o protocolo foi atualizado para a versão WPA2 e a intenção da Microsoft foi estancar o uso do WPA forçando o uso do WPA2, o problema é que em muitos casos dependemos de equipamentos legado e aí a confusão aparece.

Abaixo vou listar um procedimento que irá adicionar suporte WPA no Windows 8, como é um procedimento “não oficial” recomendo cautela, que faça por sua conta e risco e que faça um backup completo, pois em casos extremos ele poderá ser necessário. Vamos lá então:

  1. Abra o CMD como administrador (isso mesmo, iremos brincar com linha de comando)
  2. Execute: cd \Users\<User>\Documents
  3. Execute: netsh
  4. Execute: netsh> wlan
  5. Execute: netsh wlan> show profiles. Este comando vai listar todos os perfis de rede wireless, escolha o correto e passe para o próximo passo.
  6. Execute: delete profile name=”sua_rede”. Pronto, o perfil foi removido, não feche ainda o CMD, ainda vamos precisar dele.
  7. Clique com o botão direito do mouse no ícone de conexão e depois clique em Abrir a Central de Redes e Compartilhamento > Configurar uma nova conexão ou rede > Conectar manualmente a uma rede sem fio.
  8. Configure sua nova rede com o máximo de informações que coincidem com a sua exigência, o que não tiver de opção iremos configurar via linha de comando.
  9. Na próxima tela (Edite detalhes da rede) continue colocando o máximo de informações possíveis. Ao terminar de um Ok e finalize, agora vamos voltar ao CMD.
  10. Execute: netsh wlan> show profile <sua_rede>.  Sem aspas desta vez. Isso deve mostrar sua tentativa anterior de criar um perfil nas caixas de diálogo GUI. No meu caso, existia somente WPA2 e AES, tem que se tornar WPA e TKIP. Eu também defini meu authMode para userOnly, já que eu não tinha feito isso direito na caixa de diálogo anterior.
  11. Execute: netsh wlan> set profileparameter. Vai exibir uma lista enorme de parâmetros, basta examinar todos e identificar quais você vai precisar alterar.
  12. Execute: netsh wlan> set profileparameter name=<sua_rede> authentication=wpa encryption=tkip authMode=userOnly
  13. Execute: netsh wlan> set profileparameter. Não saia do CMD.
  14. Agora clique no ícone de conexão e tem se conectar à rede, ele irá pedir-lhe o nome de usuário e senha em um estilo diferente.
  15. Teste a sua conexão com um browser qualquer.
  16. Execute: netsh wlan> export profile name=<nome do perfil>. Isso irá exportar todo o seu perfil da rede para que você não precise executar todo este processo novamente.

Todo o procedimento acima irá adicionar suporte WPA no Windows 8 de modo que ele trabalhe normalmente em redes wireless com este tipo de configuração, realmente a Microsoft dificultou um bocado.

Agora que você já sabe como adicionar suporte WPA no Windows 8 fica mais fácil utilizar seu novo notebook em uma rede wireless legado, principalmente no seu trabalho.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

novembro 2020
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Categorias