A greve dos caminhoneiros está on-line

A greve dos caminhoneiros está mais on-line do que nunca, causando uma verdadeira manifestação nas redes sociais, talvez até maior que o próprio movimento em si.

A greve dos caminhoneiros está on-line
A greve dos caminhoneiros está on-line

Seguindo a tendencia de um mundo plenamente conectado, no Brasil ocorre um fenômeno ligado a greve dos caminhoneiros.

Verdadeiros embates em lados e opiniões ocorrem nas redes sociais, notadamente no Facebook.

Se por um lado ocorre uma verdadeira “guerra” nas redes sociais ocorre outro fenômeno, que é a tangente da divulgação de informação e notícias, falsas ou não.

Assim o poder da informação se desloca dos jornais e meios de comunicação tradicionais, leia-se televisão e assume uma característica totalmente distribuída usando como veículo base de disseminação a internet.

A greve dos caminhoneiros está on-line: a guerra

Com o poder de “jornalista” dado a qualquer usuário de redes sociais causa verdadeiros embates de opiniões divergentes.

O cenário escolhido quase sempre é o Facebook e em alguns casos o WhatsApp.

No meio desta guerra de palavras manifestações adjacentes são totalmente organizadas de maneira on-line, passando da esfera virtual para a real com bastante frequência.

Um exemplo disso foram as manifestações adjacentes a greve dos caminhoneiros que foram organizadas desde o início do dia 28 de maio pelo próprio Facebook e que foram realizadas, ou seja, tomaram forma física ao final do dia 28 de maio.

Nessas manifestações é interessante notar que estas manifestações são organizadas para ocorrerem de maneira simultânea em diversas localidades distantes fisicamente e somente são possíveis graças a internet.

A greve dos caminhoneiros está on-line: o jornalista é você

Com o advento das redes sociais o poder da informação sai completamente das mãos dos grandes conglomerados, como por exemplo a Rede Globo.

De maneira mais simples e direta, com muito mais empatia a informação é transmitida compartilhando links, vídeos e/ou mensagens de texto via Facebook e WhatsApp.

Muitas vezes com uma visão totalmente própria, sem os vícios de linguagens e opiniões próprias dos grandes canais de comunicação.

Em diversos casos estas opiniões são entendidas para distorções da realidade e acusações de manipulação das massas é são uma constante, porém com esta distribuição de notícias esta fato é totalmente mitigado.

Mas devemos tomar cuidado redobrado com notícia falsas que geralmente surgem aos montes em períodos de grande comoção social como o que vivemos nestes últimos dias.

Fica então uma pequena amostra do que será o período eleitoral brasileiro neste ano de 2018.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias