10 mitos sobre a bateria do seu smartphone

A bateria do smartphone ainda é uma grande incógnita para muita gente, então separamos 10 mitos sobre a bateria do seu smartphone para ajudar a desmitificar esta pecinha.

[ad#texto]

Existe uma verdadeira histeria em torno das baterias de nossos smartphones, em parte isso se deve ao fato de termos smartphones cada vez mais vorazes e baterias que não melhoram na mesma intensidade do hardware.

10 mitos sobre a bateria do seu smartphone
10 mitos sobre a bateria do seu smartphone

Pensando nisso montamos uma lista com 10 mitos sobre a bateria do seu smartphone (e olha que não só estes 10 mitos sobre a bateria, existe muito mais) e explicamos o porque que estes mitos não procedem:

  1. Na primeira carga deixar conectado por no mínimo 24 horas: não é assim, o ideal é que ao comprar um novo smartphone leia o manual e veja qual é a recomendação para a primeira carga, geralmente os fabricantes pedem para que na primeira carga aguarde a conclusão até chegar aos 100% e que fique no máximo 6 horas. Ou seja, nada de deixar 24 horas na tomada, não é preciso.
  2. Carregar o smartphone desligado faz a carga durar mais: não é assim, não faz diferença carregar a bateria com o smartphone ligado ou desligado, o volume de carga armazenado é sempre o mesmo.
  3. Carregar o smartphone por toda a noite estraga a bateria: não é assim, todos os gadgets com menos de 8 anos de idade possuem o que chamamos de carregador inteligente, ou seja, ao chegar em 100% o carregador para de carregar a bateria, apenas envia uma pequena quantidade de energia para manter a carga sempre em 100%.
  4. Esperar a bateria “ZERAR” para fazer uma nova carga: não é recomendado fazer isso, inclusive diversos modelos de bateria podem até mesmo danificar, pois ao zerar o microprocessamento para e no novo ciclo de carga o metal da bateria é “forçado” acima do normal e o desgaste prematuro ocorre.
  5. Não usar o smartphone durante o carregamento: isso depende, pois ao carregar a bateria é gerado uma certa quantidade de calor e se a atividade que você for realizar for saturar o processamento do smartphone (um jogo, por exemplo) a temperatura do smartphone pode aumentar muito e danificar seu gadget, mas para tarefas leves está liberado.
  6. Colocar a bateria no freezer ajuda a aumentar a carga: não é assim, a capacidade de carga da bateria não vai aumentar e o excesso de frio pode até mesmo danifica-la.
  7. Carregadores genéricos não podem ser usados: não é bem assim, o grande problema é tentar utilizar um carregar xing-ling e aí sim pode danificar seu gadget, pois o volume de energia enviado não vai seguir o padrão e oscilar para cima ou para baixo, mas se for um carregador genérico de boa qualidade não existe risco.
  8. Carregar até o final, tirar da tomada e colocar novamente em seguida vai aumentar a carga: não vai, fazendo isso o máximo que você vai conseguir é disparar um bug no controle de carga do carregar e danificar sua bateria por excesso de carga.
  9. O efeito memória da bateria: bateria de íons de lítio não possuem o famoso efeito memória, o que ocorre é que como qualquer componente a bateria se desgasta e esgota a sua vida útil, mas está longe de ser o efeito memória que víamos nas baterias de cádmio.
  10. Toda bateria fabricada na China é ruim: não, aliás, atualmente cerca de 99% das baterias são fabricadas lá, o problema está na questão preço e qualidade, pois não existe milagre em comprar uma bateria por menos da metade do valor com a mesma qualidade da original.

Estes são os 10 mitos sobre a bateria do seu smartphone que mais atormentam a cabeça de muitos, porém já recebemos mais de 30 mitos diferentes e acreditem, tem coisa completamente sem lógica.

Esperamos que estes 10 mitos sobre a bateria torne a sua relação com seu smartphone mais agradável e longa.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.