O caso do Google com o PRISM

[ad#texto]

Depois de negar o conhecimento sobre o PRISM, Chris Gaither representante do Google relata um pouco mais detalhadamente qual é de fato a relação do Google com a NSA e a sua participação no PRISM.

Conheça o PRISM, pois ele conhece você
Conheça o PRISM, pois ele conhece você

De acordo com Chris Gaither existe um FTP seguro em algum dos tantos servidores do Google, este FTP é alimentado pelo Google pelos documentos solicitados pela NSA que simplesmente acessa o FTP e faz o download dos arquivos. Alguns documentos por incrível que pareça são impressos e entregues em mãos.

O Google relata ainda que a NSA solicita dados sobre usuários do mundo todo e que vários pedidos da NSA são negados, sem realmente precisar o motivo deles serem negados ou ainda quantos usuários foram afetados por esta violação da privacidade, de acordo com o Google a NSA não permite que o número de usuários investigados seja revelado.

Porém esta declaração soa um tanto falsa e ensaiada, primeiro porque vem depois daquele documento que o Google (e também o Facebook) emitiram alegando desconhecer o PRISM, só que ambos os documentos eram similares demais e em segundo porque utilizar um FTP, para baixar um documento solicitado sobre uma investigação abrangente e de grande porte não me parece a melhor maneira.

Somando tudo, parece dar aquela impressão de que o Google e a NSA liberaram uma versão dos fatos para acalmar os ânimos e ver se a maioria engole e o assunto morre.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.