Exportando mensagens do Thunderbird

[ad#texto]
O cliente de email Thunderbird é muito bom, porém é um tanto egoísta.

Quando o Thunderbird é instalado encontramos inúmeras maneiras de importar os mais diversos formatos de email de diversos outros clientes de email, porém não encontramos a mesma facilidade na hora de exportar as mensagens do Thunderbird.

Na verdade não existe uma única opção para exportar mensagens, somente para importar.

Uma forma de burlar essa deficiência do Thunderbird é utilizar o software mbox-eml-extractor. Esse software coleta as mensagens geradas pelo formato do Thunderbird e as converte para o formato eml o que permite a utilização no Outlook, Windows Mail e diversos outros clientes de email.

A utilização do mbox-eml-extractor é simples.

Basta abrir o programa (não precisa instalar), clicar no botão “Add” para adicionar os arquivos de mensagens do Thunderbird e depois no botão “Process”, escolher uma pasta para o software salvar as mensagens em eml e aguardar.

Exportar o email do Thunderbird
Exportar o email do Thunderbird

Após alguns minutos (o tempo irá variar de acordo com a quantidade de emails) todos os emails estarão exportados do formato Mbox nativo do Thunderbird para o formato eml que poderá ser utilizado por outros clientes de email.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.