Dicas de segurança parte II: glossário de termos


Eu já tinha falado sobre como escolher uma senha segura, então agora antes de entrar em mais detalhes de como aumentar a sua segurança vou explicar resumidamente alguns termos técnicos para que você entenda os posts futuros sobre este tema.

  • Malware: é todo software ou código desenvolvido para infligir algum tipo de ataque a algum computador ou rede.
  • Código malicioso: é o código utilizado para “escrever” algum software ou script destinado a prejudicar o funcionamento de outros softwares.
  • Phishing Scam: é um golpe aplicado via e-mail que une engenharia social para enganar o receptor do e-mail e força a executar algum malware ou código malicioso.
  • Spywares: são softwares instalados em um computador sem a permissão do usuário com a finalidade de capturar informações.
  • Firewall: software instalado em computadores e servidores que tem a finalidade de controlar o acesso da rede e impedir ataques externos a ela.
  • Vírus: software criado para infectar e se auto propagar entre computadores utilizando meios diversos (rede, Internet, pendrives, etc) que podem ou danificar arquivos do sistema operacional ou roubar informações. Geralmente são furtivos e ficam ocultos no sistema tornando-os de difícil remoção.
  • Spam: são mensagens de e-mails, geralmente com notícias ou fatos falsos, enviados por e-mail sem o consentimento do receptor.

Bem, basicamente é isso, se tem algum termo que ouviu ou leu em algum lugar e não sabe o que significa é só perguntar.

Agora não perca tempo e veja a terceira parte do artigo.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.