Computador passou pelo teste de Turing

Computador passou pelo teste de Turing pela primeira vez, será o fim dos nossos dias? Acho que não.

[ad#texto]

Se os mais pessimistas dizem que os computadores irão dominar o mundo, assim como vemos em diversos filmes, esta é sem dúvida uma notícia alarmante, pois finalmente um computador passou pelo teste de Turing com sucesso.

Computador passou pelo teste de Turing
Computador passou pelo teste de Turing

Pra quem não sabe o teste de Turing foi desenvolvido por Alan Turing e tem por finalidade “medir” o quanto um computador utilizando inteligência artificial tem de capacidade de enganar seres humanos. Resumindo, o teste de Turing serve para determinar se um computador consegue responder a perguntas formuladas por humanos de forma que estes humanos não consigam determinar que as respostas foram dadas por uma máquina, mas julguem que estão se comunicando com outro humano.

É realmente um teste muito interessante.

Uma equipe de russos desenvolveu um sistema de inteligência artificial apelidada de Eugene Goostman e que se passa por um garoto de 13 anos que mora na Ucrânia. Este sistema conseguiu enganar uma banca da Universidade de Reading em Londres.

Um detalhe bastante interessante é que o sistema “entendendo” ser um garoto de apenas 13 anos toma por hábito simular como sendo um ser humano que sabe de tudo mas que entrega respostas um tanto pueris, comportamento típico de um adolescente, assim criou-se a dúvida que se o teste de Turing realmente comprovou o seu conceito ou se apenas foi ludibriado pelo grupo de russos que usaram um comportamento típico humano para mascarar a verdade.

O sistema tendo passado pelo teste de Turing não significa que o sistema de fato pode manipular opiniões humanos a sua própria vontade, afinal o fato foi apenas um teste e realizado em um ambiente controlado, assim mesmo sabendo que um computador passou pelo teste de Turing com sucesso não vai significar que caos da humanidade está plantado.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.