Como se proteger do golpe no Instagram: veja o que precisa fazer

Golpes viraram moda, agora vamos mostrar como se proteger do golpe no Instagram, veja como se livrar deste problema e os problemas envolvidos.

Como se proteger do golpe no Instagram: veja o que precisa fazer
Como se proteger do golpe no Instagram: veja o que precisa fazer

Vamos mostrar como se proteger do golpe no Instagram que tem se tornado muito comum e tem trazido diversos problemas para os usuários.

Assim como diversos outros tipos de golpes, esse do Instagram virou moda e muita gente tem caído nele.

As consequências são diversas, já que o golpista consegue até mesmo roubar o acesso a conta do usuário e com isso ir aplicando outros tipos de golpes em amigos e familiares de quem teve a conta roubada.

É um problema que vai escalando e crescendo indefinidamente.

Como se proteger do golpe no Instagram: veja o que precisa fazer

Dentro do Instagram existem algumas formas de aplicar golpes, mas todos eles começam no roubo de contas.

De posse de uma conta roubada, que tem o objetivo transparecer segurança, são realizados anúncios de produtos inexistentes, os chamados produtos fake.

Durante a negociação o golpista solicita o envio do valor do produto via PIX, se o usuário realizar o PIX o golpista simplesmente desaparece.

Se o usuário que foi enganado por ventura acionar a polícia, como é um perfil roubado dificilmente o golpista será identificado.

Este tipo de golpe envolve apenas a perda de valores financeiros, porém também existem golpes que tem por finalidade roubar perfis.

Roubando perfis do Instagram

Esse golpe é um pouco mais elaborado e tem funcionado muito bem.

Um golpista e posse de um perfil roubado alega estar anunciando itens de um amigo que irá fazer uma viagem ao exterior e pela pressa em vender os preços estão abaixo do valor de mercado.

Quando algum usuário demonstra interesse o golpista envia um link que aparentemente irá acessar o Instagram direto ao anúncio.

Porém, quando o usuário clica no link seus dados de acesso ao Instagram são roubados e enviados ao golpista, que prontamente adquire acesso a uma nova conta roubada.

Como se prevenir?

O primeiro passo é tomar mais cuidado ao clicar em links, mesmo os recebidos dentro do Instagram.

O segundo passo é ativar a autenticação de segundo fator, assim, mesmo em caso de clicar em um link desses, a exigência do segundo fator impede que o golpista consiga validar o acesso.

matrix