Como diminuir consumo de memória e disco no Windows

O seu Windows está travando e o computador lento? Veja como diminuir o Como diminuir consumo de memória e disco no Windows e deixe seu computador muito mais rápido.

[ad#texto]

Como diminuir o consumo de memória e disco no Windows 10
Como diminuir o consumo de memória e disco no Windows 10

Problemas na plataforma Windows onde o consumo de memória RAM e disco tornam o uso impraticável são relativamente comuns, tanto que até já demos uma dica para diminuir o uso em disco, porém com o lançamento do Windows 10 notamos que a dica se aplicada ao drive C (instalação do Windows) irá inutilizar a busca semântica junto ao Menu Iniciar, então agora vamos ensinar como diminuir o consumo de memória e disco no Windows 10.

Nota: embora a dica apresentada ter sido testada faça por sua conta e risco, pois sempre existe a possibilidade de danos ao seu computador.

A dica apresentada é fácil de ser executada e mesmo quem não tem muita intimidade com computadores poderá efetuar, basta ter um pouco de atenção ao seguir os passos.

[ad#texto]

Como diminuir o consumo de memória e disco no Windows 10: como proceder

Para diminuir o consumo de memória e disco basta seguir os seguintes passos:

  • Tecla WIN + R para abrir o executar e digite services.msc e em seguida clique no botão de OK;
  • Na listagem de serviços procure por um que se chame Superfetch;
  • Clique nele com o botão direito do mouse e em seguida em Propriedades;
  • Em Tipo de Inicialização escolha a opção Desativado;
  • Reinicie o sistema.

Ao que tudo indica o processo Superfetch tem a finalidade de otimizar a performance do Windows quando o mesmo não é desligado por longos períodos de tempo, porém este serviço depois de algumas horas ativado irá executar um processamento que irá ocupar entre 20% a 80% de disco e poderá gerar até 1 GB de espaço ocupado na RAM.

Esta situação tem ocorrido com frequência entre os usuários do Windows 10.

A outra dica de desativar a indexação do HD, no Windows 10 o ideal é que ela não seja desativada na unidade em que o Windows está instalado, porém se você tiver várias unidades ela pode ser desativa em todas as demais.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.