Como configurar um roteador wireless melhorando sua internet

Veja como configurar um roteador wireless melhorando sua internet, seja o alcance do sinal dentro de sua casa ou a velocidade de conexão.

Como configurar um roteador wireless melhorando sua internet
Como configurar um roteador wireless melhorando sua internet

Embora exista diversas marcas e modelos vamos passar dicas gerais de como configurar um roteador wireless para melhorar o alcance e a velocidade da sua internet.

Lembrando que iremos passar conceitos e indicar o que deve ser revisto e executado no seu roteador.

Entre tecnologias, atualizações e protocolos vamos ensinar quais são os melhores, para evitar dores de cabeça e melhorar o uso da sua rede wi-fi por todos, seja em sua residência ou pequeno escritório.

Como configurar um roteador wireless melhorando sua internet: o que fazer

Existem conceitos, tecnologias e detalhes que são genéricos e inerentes a qualquer roteador wireless disponível no mercado.

Vamos repassar alguns passos e dicas para que você verifique nas configurações do seu roteador, independente de fabricante e modelo.

Tecnologias recentes

Sempre prefira equipamentos com as tecnologias mais recentes, seja na parte da estrutura de rede, como por exemplo o padrão AC ou ainda quando falamos de segurança protocolos como WPA2 ou ainda o WPA3.

Mesmo que a velocidade do seu roteador seja muito maior que a velocidade do seu plano de internet sempre se preocupe a utilizar o padrão mais recente.

Isso irá lhe garantir maior alcance de sinal, mais estabilidade e embora sua velocidade de internet seja limitada pelo seu provedor o tráfego internet da sua rede, como a troca de arquivos, por exemplo, irá se beneficiar desta velocidades.

Sempre reinicie

Um problema que não podemos fugir é do fato de que o roteador após muito tempo ligado irá apresentar problemas, geralmente pelo cache gerado.

A solução para isso é reiniciar o roteador.

Para tanto muitos modelos permitem atender este reinicio, uma ótima saída, podendo agendar este reinicio para horários de menos utilização.

Melhor localização

Coisas como paredes muito espessas ou aquários podem causar interferência ou até mesmo bloqueio de sinal.

Por isso, embora o ideal seja localizar o roteador no centro da casa para distribuição uniforme é importante notar se algo está bloqueando o sinal em algum cômodo da sua casa ou escritório.

Para facilitar e encontrar o melhor lugar podemos utilizar os seguintes aplicativos: HeatmapperinSSIDer ou NETGEAR WiFi Analytics.

Evite interferência

Principalmente se você utilizar redes wi-fi com frequência de 2,4 GHz a sua rede pode sofrer a interferência de outros dispositivos na sua casa.

Aparelhos como microondas ou telefones sem fio comprometem muito o sinal do seu roteador.

Pensando nisso é essencial deixar seu roteador posicionado longe destes equipamentos.

Mude de canal

Por padrão os roteadores atuais utilizam uma seleção automática de canais, porém nem sempre a seleção automática encontra o melhor canal.

Por isso, dependendo do seu caso pode ser necessário desativar o canal automático e fazer esta seleção manualmente.

Para escolher o melhor canal temos duas opções:

  1. Usando o terminal usar o comando netsh wlan show all
  2. Utilizar os aplicativos Network Analyzer Lite ou WiFi Analyzer 

Sempre atualize o firmware

Pode parecer banal, mas é muito importante sempre manter seu roteador atualizado.

Sempre busque no site do fabricante a última versão do firmware do seu equipamento ou se o fabricante o tiver abandonado existem firmwares genéricos para diversos tipos de roteadores.

Um firmware atualizado irá reduzir bugs, implementar novos recursos ou adicionar mais estabilidade aos recursos já existentes.

Se não puder atualizar de maneira alguma, considerar a compra de um novo roteador é uma boa alternativa.

matrix